quinta-feira, 24 de março de 2011

Carboidratos - Coma e seja feliz


Estou lendo um livro muito bacana que ganhei de minha prima. Nunca demorei tanto para ler um livro, justamente porque quero absorver tudo e ir colocando em prática os seus ensinamentos. O título do livro é: COMA E SEJA FELIZ.

Ele mostra como os alimentos são capazes de influenciar no nosso cotidiano, variando o nosso humor, a nossa capacidade de memorização, vigor, etc.

Ensina a escolher bem os alimentos de forma a alcançar uma vida mais saudável e feliz.

Um capítulo que me chamou muito a atenção foi o que trata dos CARBOIDRATOS.

Costumamos considerar os carboidratos como os grandes vilões para quem quer emagrecer. E eles estão presentes justamente nos alimentos mais desejados por todos, que são as massas e doces.

Os carboidratos nos trazem uma sensação de alegria, bem-estar e tranquilidade. Por isso, quando estamos nervosos, tensos, estressados, nos entregamos a um prato de brigadeiro e isso nos dá um certo alívio, apesar de depois bater de novo o desespero por estarmos ficando mais gordos e menos saudáveis.

Certamente alguns já ouviram falar da serotonina. Trata-se de um neurotransmissor que pode ser ativado de forma natural através da ingestão de carboidratos, ou através de remédios, como os antidepressivos.

A serotonina deve estar regulada para que possamos ter uma vida mais alegre e pra frente. Como não queremos ser escravos de antidepressivos, devemos ingerir carboidratos.

Por isso que dietas restritivas no que tange aos carboidratos tendem a não ter sucesso. Por um período até é possível, pois nosso corpo tem uma reserva, mas, com o passar do tempo, o próprio organismo vai pedindo para ser recarregado, fazendo com que nós tenhamos vontade de ingerir doces, massas, batatas, etc. destruindo os nossos planos de emagrecimento.

Se a serotonina cai de forma abrupta, o nosso humor, capacidade de raciocínio e disposição também caem.

Como ingerir carboidratos sem engordar?

Todo alimento engorda. Água, inclusive, "engorda" (na realidade apenas pesa). 500ml de água equivale a 500gr. A diferença está na qualidade do que se ingere. Portanto, deveremos ingerir carboidratos de qualidade. Os níveis de serotonina se elevam muito mais quando ingerimos alimentos corretos do que alimentos puramente engordativos.

Segundo o livro COMA E SEJA FELIZ, página 102: "Todos os carboidratos irão melhorar seu humor, já que cada um deles - do pão branco ao arroz integral - é feito de longas cadeias de glicose. No entanto, apenas os carboidratos dos grãos integrais e dos vegetais coloridos ricos em amido, como a batata-doce, irão dar a você uma energia duradoura e um bom humor sem as calorias a mais e sem uma montanha-russa com as taxas de açúcar no sangue. Apenas os grãos integrais contribuem para a manutenção do peso e para a redução dos riscos de doenças cardíacas, diabetes, hipertensão e, possivelmente, câncer".

Diante de tudo que foi explanado, percebemos que é essencial a inclusão dos carboidratos na alimentação. Devemos contudo, escolher bem os alimentos, substituindo os "brancos" pelos integrais.

Boa sorte!


4 comentários:

  1. Amei seu post, realmente as pessoas acham que na dieta nao pode ter carboidrato, eu tb achava isso mais mudei meu conceito ja tem um tempo!!!
    Hoje eu como pao integral ,arroz,macarrao ...,nao faz mal, o problema é comer em excesso e tb comer o carboidrato certo que é o integral!!!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  2. Adorei! legal esse livro.. bjs

    ResponderExcluir
  3. Otimo esclarecimento =)

    Seguindo

    http://mstellem.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, Clarissa e Vitor! Gostei muito do blog, em especial o post de hoje. Não conhecia o livro, vou comprar. Também estou aprendendo a viver de bem com os carboidratos "do bem".

    Parabéns pelas conquistas!

    Bjs,
    Carol
    http://anonovocarolnova.blogspot.com/

    ResponderExcluir